Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ASSOCIAÇÃO DE XADREZ DE VILA REAL

Fundada a 5/12/2008. Sede: Praça Dr. António Gil, nº 4, 2º Dto, Vila Pouca de Aguiar.

Fundada a 5/12/2008. Sede: Praça Dr. António Gil, nº 4, 2º Dto, Vila Pouca de Aguiar.

ASSOCIAÇÃO DE XADREZ DE VILA REAL

Contactos: axvr@sapo.pt / 968073175

emblema AXVR

Palmarés: 7 Títulos nacionais

2009/10: Agna Gabriel (Benfica Vila Pouca de Aguiar) - sub 18 femininos, semi-rápidas.. 2010/11: Agna Gabriel (AV Escola Pedras Salgadas) - sub 20 femininos, semi-rápidas.... 2010/11: Tânia Yé (AV Escola Pedras Salgadas) - sub 10 femininos, clássicas................ 2011/12: Agna Gabriel (ACD Rebordochão) - sub 20 femininos, semi-rápidas................ 2012/13: Sara Gomes (ACD Rebordochão) - sub 8 femininos, rápidas........................... 2012/13: ACD Rebordochão – equipa feminina de jovens, rápidas................................ 2013/14: Lara Rodrigues (ACD Rebordochão) - sub 8 femininos, semi-rápidas...............
04
Jan09

"3 Xeques a Paulo Pedroso"

evpa

Recebemos de Paulo Mourão, presidente da Assembleia-geral da Associação de Xadrez de Vila Real a seguinte proposta:

 

"Lembrámo-nos, há dias, de uma questão simpática que poderia aproximar o site da AXVR de muitos interessados - colocar quinzenalmente mini-entrevistas denominadas "3 xeques a..." Estas mini-entrevistas teriam três questões comuns que cada entrevistado poderia responder:

"xeque 1: O que é o Xadrez para ti?"
"xeque 2: O que é a Associação de Xadrez de Vila Real para ti?"
"xeque 3: Qual o teu sonho no xadrez?"

Os entrevistados seriam os dirigentes e os atletas, prioritariamente, da AXVR. O 1º a responder serias tu.

Outros eventuais:

Paulo Mourão
Vítor Vaz
Diogo Vaz
Miguel Tuna
José Carlos Conceição
Profª Lídia
J. Paulo Wilson
Sérgio Lapa
etc
etc

Se achas que é boa ideia, responde já no site/blog com duas a três frases a cada xeque e com uma foto tua."

 

Aí vai então a resposta aos xeques:

 

 

"Xeque 1: O que é o Xadrez para ti?"

Para mim é uma modalidade desportiva em que a mente prevalece. Se nas modalidades desportivas ditas físicas o praticante desenvolve-se fisicamente, no xadrez há um desenvolvimento mental nas várias vertentes. Isto é constatado nas escolas, onde os alunos que praticam xadrez regularmente obtêm notas superiores aos seus colegas. Estou no xadrez, apenas como dirigente e como monitor de crianças e jovens ensinando-lhes essencialmente as regras do jogo, não como jogador. Procuro dar aos jovens sob a minha responsabilidade condições, tanto a nível técnico como a nível competitivo, para que possam evoluir progressivamente.


"Xeque 2: O que é a Associação de Xadrez de Vila Real para ti?"

É um desafio que com a ajuda de todos os corpos sociais da Associação, espero ganhar por xeque-mate. Como presidente da direcção tenho a responsabilidade de promover e desenvolver o xadrez em todo o distrito. Com filiação, há actualmente xadrez em Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Sabrosa e Chaves, onde iremos levar a cabo a realização dos vários campeonatos distritais e regionais. Estaremos atentos aos concelhos que não tem xadrez para sabermos a viabilidade da sua implantação.

 
"Xeque 3: Qual o teu sonho no xadrez?"

Ver os jovens a quem ensinei a jogar chegarem a Mestres ou a Grandes Mestres e catapultar Trás-os-Montes para o top do xadrez em Portugal.