Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ASSOCIAÇÃO DE XADREZ DE VILA REAL

Fundada a 5/12/2008. Sede: Praça Dr. António Gil, nº 4, 2º Dto, Vila Pouca de Aguiar.

Fundada a 5/12/2008. Sede: Praça Dr. António Gil, nº 4, 2º Dto, Vila Pouca de Aguiar.

ASSOCIAÇÃO DE XADREZ DE VILA REAL

Contactos: axvr@sapo.pt / 968073175

emblema AXVR

Palmarés: 7 Títulos nacionais

2009/10: Agna Gabriel (Benfica Vila Pouca de Aguiar) - sub 18 femininos, semi-rápidas.. 2010/11: Agna Gabriel (AV Escola Pedras Salgadas) - sub 20 femininos, semi-rápidas.... 2010/11: Tânia Yé (AV Escola Pedras Salgadas) - sub 10 femininos, clássicas................ 2011/12: Agna Gabriel (ACD Rebordochão) - sub 20 femininos, semi-rápidas................ 2012/13: Sara Gomes (ACD Rebordochão) - sub 8 femininos, rápidas........................... 2012/13: ACD Rebordochão – equipa feminina de jovens, rápidas................................ 2013/14: Lara Rodrigues (ACD Rebordochão) - sub 8 femininos, semi-rápidas...............
19
Set10

CTM Chaves inaugura sede social e aposta no xadrez

evpa

Sábado 18 Setembro 2010, grande dia para o CTM de Chaves. A cidade ganha com o empenho deste clube em tirar da letargia a população jovem. Desta vez foi a inauguração da sede do clube e de uma actividade nobre, o Xadrez, a que este clube se propôs desde sempre.

 

 

 

Pelas 10h00 realizou-se no Jardim das Freiras um evento pouco conhecido em Portugal, nunca visto em Chaves. Um “ChessGarden”, um tabuleiro gigante de Xadrez, de 5 por 5m, com peças de 60cm de altura em média. O jogo é em equipa de 5 elementos nomeando um “Joker” para a movimentação das mesmas dentro do tabuleiro e as decisões são feitas em conjunto. Um óptimo exercício para trabalhar várias áreas, além da cognitiva, o consenso, o espírito de equipa, a coordenação e disciplina. 

Este evento foi o motor de arranque na divulgação da nova Secção de Xadrez, “A Academia de Xadrez Alekhine”. Esta, tem ao dispor, dois técnicos que darão o seu máximo para desenvolver a disciplina, um Monitor credenciado pela Federação Portuguesa de Xadrez e pelo Instituto do Desporto de Portugal, Luís Camoesas e pelo ex-treinador da Ucrânia, Mestre Internacional Roman Chemerys. O primeiro, voltado para a captação e cativação, o segundo, para o desenvolvimento dos talentos. A Academia, irá desenvolver planos de enriquecimento, no seio da comunidade escolar, promovendo a prática nas escolas, tem também como objectivo, que os flavienses tenham um local para a prática do mesmo, sempre com apoio de um técnico, diariamente na sede do Clube.

 

 

O segundo evento foi a inauguração da sede do clube, nas instalações da antiga Escola Superior de Enfermagem, nos Aregos. O Presidente do Clube, Dr. José Matos e o Presidente da Autarquia, Dr. João Batista, descerraram uma placa inaugural do espaço, logo após a entrega de tabuleiros de Xadrez às várias escolas, aos representantes destes agrupamentos e antes ainda de um buffet para os presentes.

 

 

À tarde, no Jardim das Freiras, decorreu o 2.º Distrital de Rápidas de Xadrez, a prova foi arbitrada por Roman Chemerys, a direcção desta ficou a cargo do Luis Camoesas e pelo Presidente da Associação de Xadrez de Vila Real, o Prof. António Paulo. Apesar do vencedor não ter sido um conterrâneo, Vítor Vaz, os flavienses estiveram muito bem representados e com atletas seniores como o Dr. Fernando Castro e o Prof. Mateus Morais do Liceu Fernão de Magalhães. Nas camadas mais jovens, esteve em destaque João Esteves, um aluno do mesmo liceu, arrematando o 2.º lugar absoluto.

No final, após se ter lanchado, a entrega dos prémios foi efectuada pelo Dr. Matos, presidente do Clube, impulsionador deste dia em cheio para o Xadrez regional, para o CTM e para todos os participantes, em conjunto com o Dr. Fernando Castro, Director do liceu, que muito contribuiu para a realização destes eventos no Jardim das Freiras.

 

Equipa que quer levar o xadrez de Chaves para a frente