Fundada a 5/12/2008. Sede: Praça Dr. António Gil, nº 4, 2º Dto, Vila Pouca de Aguiar.
Contactos: axvr@sapo.pt / 968073175
emblema AXVR
Palmarés: 7 Títulos nacionais
2009/10: Agna Gabriel (Benfica Vila Pouca de Aguiar) - sub 18 femininos, semi-rápidas.. 2010/11: Agna Gabriel (AV Escola Pedras Salgadas) - sub 20 femininos, semi-rápidas.... 2010/11: Tânia Yé (AV Escola Pedras Salgadas) - sub 10 femininos, clássicas................ 2011/12: Agna Gabriel (ACD Rebordochão) - sub 20 femininos, semi-rápidas................ 2012/13: Sara Gomes (ACD Rebordochão) - sub 8 femininos, rápidas........................... 2012/13: ACD Rebordochão – equipa feminina de jovens, rápidas................................ 2013/14: Lara Rodrigues (ACD Rebordochão) - sub 8 femininos, semi-rápidas...............
19.9.10

Sábado 18 Setembro 2010, grande dia para o CTM de Chaves. A cidade ganha com o empenho deste clube em tirar da letargia a população jovem. Desta vez foi a inauguração da sede do clube e de uma actividade nobre, o Xadrez, a que este clube se propôs desde sempre.

 

 

 

Pelas 10h00 realizou-se no Jardim das Freiras um evento pouco conhecido em Portugal, nunca visto em Chaves. Um “ChessGarden”, um tabuleiro gigante de Xadrez, de 5 por 5m, com peças de 60cm de altura em média. O jogo é em equipa de 5 elementos nomeando um “Joker” para a movimentação das mesmas dentro do tabuleiro e as decisões são feitas em conjunto. Um óptimo exercício para trabalhar várias áreas, além da cognitiva, o consenso, o espírito de equipa, a coordenação e disciplina. 

Este evento foi o motor de arranque na divulgação da nova Secção de Xadrez, “A Academia de Xadrez Alekhine”. Esta, tem ao dispor, dois técnicos que darão o seu máximo para desenvolver a disciplina, um Monitor credenciado pela Federação Portuguesa de Xadrez e pelo Instituto do Desporto de Portugal, Luís Camoesas e pelo ex-treinador da Ucrânia, Mestre Internacional Roman Chemerys. O primeiro, voltado para a captação e cativação, o segundo, para o desenvolvimento dos talentos. A Academia, irá desenvolver planos de enriquecimento, no seio da comunidade escolar, promovendo a prática nas escolas, tem também como objectivo, que os flavienses tenham um local para a prática do mesmo, sempre com apoio de um técnico, diariamente na sede do Clube.

 

 

O segundo evento foi a inauguração da sede do clube, nas instalações da antiga Escola Superior de Enfermagem, nos Aregos. O Presidente do Clube, Dr. José Matos e o Presidente da Autarquia, Dr. João Batista, descerraram uma placa inaugural do espaço, logo após a entrega de tabuleiros de Xadrez às várias escolas, aos representantes destes agrupamentos e antes ainda de um buffet para os presentes.

 

 

À tarde, no Jardim das Freiras, decorreu o 2.º Distrital de Rápidas de Xadrez, a prova foi arbitrada por Roman Chemerys, a direcção desta ficou a cargo do Luis Camoesas e pelo Presidente da Associação de Xadrez de Vila Real, o Prof. António Paulo. Apesar do vencedor não ter sido um conterrâneo, Vítor Vaz, os flavienses estiveram muito bem representados e com atletas seniores como o Dr. Fernando Castro e o Prof. Mateus Morais do Liceu Fernão de Magalhães. Nas camadas mais jovens, esteve em destaque João Esteves, um aluno do mesmo liceu, arrematando o 2.º lugar absoluto.

No final, após se ter lanchado, a entrega dos prémios foi efectuada pelo Dr. Matos, presidente do Clube, impulsionador deste dia em cheio para o Xadrez regional, para o CTM e para todos os participantes, em conjunto com o Dr. Fernando Castro, Director do liceu, que muito contribuiu para a realização destes eventos no Jardim das Freiras.

 

Equipa que quer levar o xadrez de Chaves para a frente

     

link do postPor evpa, às 23:41  comentar

pesquisar
 
Setembro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
16
17
18

20
23
24
25

27
28
29


tags

1º nocturno do bila

24 horas

3 xeques

4º trás-os-montes

5º open do granito

5º trás-os-montes

6º trás-os-montes

a guarda

aberturas para o tomás

acção de sensibilização

araucária

assembleia-geral

aveiro

bar 4

bar pi'

barcelos

barreirense

benedita

benfica

bila

bombarral

braga

café avenida

calendário

calendário 2009-2010

calendário 2010-2011

campeões distritais

campeonato trás-os-montes

carnaval

casa da matemática

casa de chá

casa do benfica

chaves

circuito trás-os-montes

clássicas

convento balsamão

copa maristas galicia

corpos gerentes

ctm chaves

cucujães

curso de monitores

distrital absoluto

distrital colectivo

distrital de jovens

distrital de rápidas

distrital feminino

distrital semi-rápidas

dolce vita

eleições

encontro escolar

estágio nacional

festas vila real

formação

foz côa

gala do desporto

guimarães

intercâmbio

joão meira

memorial alekhine

mirandela

moncorvo

nacional

nacional 3ª divisão

nacional 3ª divisão 2010-11

nacional absoluto

nacional de jovens

natal

noites ao luar

noites quentes

open fernão de magalhães

open fide pedras salgadas

open granito

open internacional chaves

ourense

passatempo

pedras salgadas

pizzaria xeque-mate

porto canal

primavera

promoção

raíz do monte

rápidas

rebordochão

reginorde

regulamento

rio pinhão

rota dos carvoeiros

s.j.madeira

santa marta penaguião

semi-rápidas

sic

taça de portugal

taça distrital

tvi

verin

vila pouca de aguiar

vila pouca dos pequeninos

vila real

xadrez ao luar

xadrez por uma causa

todas as tags

fotos
RSS
TVI, SIC e PORTO CANAL na Escola Pedras Salgadas
RTP no CTM Chaves